Já só faltavam os cubanos!…
Como se já não nos bastasse a invasão de africanos, brasileiros, indianos, chineses e muito mais, o governo está a preparar esta contratação de médicos cubanos, tendo já pedido parecer sobre o processo de reconhecimento de qualificações ao Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) e à Ordem dos Médicos (OM). A ideia é recrutar cerca de 300 médicos de Cuba, para começarem a trabalhar em Portugal, em breve, e durante três anos.
A solução do governo nunca passa pelo aumento de salários, mas antes por mão-de-obra oriunda de países com nível de vida mais baixo do que o nosso. Como os médicos portugueses não aceitam as condições e salários do SNS, então opta-se por contratar médicos cubanos. Estão a usar exactamente a mesma arma dos empresários sem escrúpulos para fazer baixar salários e chantagear os trabalhadores autóctones.
Esta não dão deixa, também, de ser mais uma incongruência de um governo que se diz defensor da liberdade, ao estar a pagar ao estado cubano o ordenado dos médicos a contratar, sendo que grande parte desse ordenado ficará para um estado comunista, tirano e opressor.
Como já temos vindo a defender, no Ergue-te!, a solução passa por um maior investimento no SNS que abrange sem dúvida melhores salários para todos os profissionais e a melhoria de equipamentos, reabertura de urgências fechadas e de consultas ambulatórias. Também já não é a primeira vez que aparece publicado nas nossas páginas que é preciso um período de fidelização de pelo menos seis anos dos novos médicos ao SNS dado que foi com o dinheiro de todos nós que se formaram nas nossas universidades públicas.
Nós temos soluções para os problemas de Portugal e dos portugueses e, portanto, é tempo de nos começarem a dar razão.
Envolver-se!
Comentários