5 de Outubro – aniversário de Portugal
Em 5 de Outubro de 1143 foi celebrado um Tratado na cidade de Zamora, no qual foi assinada a paz organizada pelo Arcebispo de Braga Dom João Peculiar e que teve como intervenientes Dom Afonso Henriques e o seu primo Afonso VII de Leão e Castela, sob os auspícios do enviado papal, o Cardeal Guido de Vico.
Foi o desfecho da conferência de Tui em 1137, onde já tinha sido assinada uma Paz quando Dom Afonso Henriques ainda era apelidado de ‘Infante’ e se obrigava a defender o Imperador das Espanhas, a sua Terra, assim como a sua descendência.
Dom Afonso Henriques, contudo, nunca prestou esta vassalagem e apenas firmou essa paz para evitar duas frentes de batalha, uma vez que estava acossado pelos Sarracenos a sul. Mas após a Batalha de Ourique, em 1139, onde arrasou os mouros e conseguiu a vitória que o engrandeceu, declarou a Independência de Leão e Castela.
Porém, foi com a assinatura do tratado em Zamora que resultou o nascimento daquele que é considerado o mais antigo Estado-Nação do mundo ocidental: Portugal!
Envolver-se!
Comentários