7ª Convenção do Ergue-te!
No último sábado, dia 3 de Julho, decorreu em Leiria a 7ª Convenção do Ergue-te!. Esta, que deveria ter ocorrido em 2020, e que, de resto, foi convocada para dia 1 de Dezembro, acabou por ser forçada ao adiamento devido às medidas restritivas, de deslocação entre concelhos e de lotação dos espaços, impostas pela DGS.
Agora, quando nada o faria supor, parte dessas medidas regressaram, tendo ditado alguma desmobilização na presença no evento. Contudo, mesmo com ausências anunciadas, inclusive entre membros dos órgãos, o cenário de novo adiamento, ainda que solicitado por uma ou outra pessoa, estava fora de questão.
Com duração de dia inteiro, procedeu-se à ordem dos trabalhos conforme o horário previsto. Os Estatutos sofreram uma alteração cirúrgica para adaptação às novas necessidades dos órgãos nacionais, tendo sido aprovada por unanimidade.
As moções sectoriais e a moção global foram aprovadas por larga maioria, carecendo agora de ser debatidas, aprimoradas e levadas à prática a partir do próximo Conselho Nacional. Uma certeza porém: as moções só podem aperfeiçoar e aprofundar as propostas e pontos programáticos do Ergue-te!, mas nunca, por nunca, poderão alterar as nossas causas. No nosso partido pode-se confiar! Ontem, hoje e sempre, defendemos os valores da Nação, da Família e da Vida, sem concessões nem negociações!
A lista única que se apresentou a votação foi eleita com cem por cento dos votos expressos, tendo reconduzido José Pinto-Coelho como Presidente do Ergue-te! pela quinta vez. João Pais do Amaral reconduzido como Vice-Presidente e João Patrocínio como Secretário-Geral, tendo o candidato à Câmara Municipal do Porto, Bruno Rebelo, entrado para a Comissão Política Nacional.
Miguel Costa Marques continua como Presidente do Conselho de Jurisdição, e na Mesa da Convenção, Anselmo Filipe de Oliveira substitui Carlos Teles como Presidente, tendo este último merecido um voto de louvor e agradecimento, com uma emotiva salva de palmas da sala.
Foram criados dois organismos internos para ampliação e descentralização do trabalho da Comissão Política Nacional: a Comissão Executiva, com cinco membros, dirigida por Paulo Martins e o Conselho Directivo, dirigido por Carlos Teles, com doze membros por agora.
Foi ainda lançada a base para o recomeço do trabalho no segmento da juventude, assunto sobre o qual daremos notícias em breve.
No fim, como sucede em todos os nossos actos, como não podia deixar de ser, cantou-se o Hino Nacional. Depois, encerrou-se a Convenção.
Envolver-se!
Comentários