Se é para ir a eleições, venham elas! Ergue-te por Portugal!
Embora nada o fizesse antever, o Ergue-te! considera que o chumbo do OE 2022, não é totalmente surpreendente, uma vez que os partidos do sistema vivem de artimanhas e jogos de poder, onde as alianças e facadas nas costas são uma constante.
Não têm sentido de estado, não olham os interesses nacionais, nem traçam grandes objectivos de futuro que impliquem compromissos a longo prazo e medidas estruturais de mudança de paradigma. Antes, limitam-se a trabalhar em função dos ciclos eleitorais e no modo de caçar mais votos, sempre à custa de mentiras e propostas inexequíveis que as pessoas gostam de ouvir. Procuram sempre satisfazer interesses egoístas e procurar oportunidades nos nichos de mercado, com a perspectiva única de crescer e granjear uma fatia maior de bolo na mesa do sistema.
O Ergue-te! entende que as legislaturas devem ser cumpridas até ao fim, que os eleitos assumam as responsabilidades e os eleitores sejam consequentes. Mas há coisas que não escolhemos. E elas acontecem independentemente da nossa vontade. Por isso, diante dos factos, temos é de arregaçar as mangas e aproveitar as oportunidades.
Nunca nos cansaremos de defender as nossas causas, mesmo que não soem bem, ao contrário do que fazem os outros, que dizem o que as pessoas querem ouvir, mesmo sabendo que é mentira e não acreditem no que dizem.
O nosso modo de fazer política é outro: sentimos o dever de dizer a verdade, e isso implica um paradigma de política diferente daquele de todos os outros partidos e deste sistema fraudulento, cínico e traidor que se vai perpectuando entre piruetas e jogadas.
Somos resilientes e lutamos sempre! Em qualquer circunstância! Temos convicções fortes, inabaláveis e não nos vendemos, não cedemos, nem desistimos!
Lutaremos, incansavelmente, até ter voz parlamentar. Aí, sim, com um novo modo de encarar a política, sólido e honesto, com voz que chegue a todos os portugueses, conquistaremos a abstenção – coisa que nenhum partido com visibilidade e dinheiro conseguiu até hoje! – e a verdadeira mudança começará então.
Venham então as eleições. Ergue-te por Portugal!
Comissão Política Nacional
29 Outubro 2021