Sessão de apresentação da JNR
Na tarde fria e chuvosa do dia 8 de Novembro, mais de 20 jovens (acompanhados por alguns menos jovens) acederam ao desafio do relançamento a Juventude Nacionalista (JNR) e marcaram presença numa sala de hotel em Lisboa.
Provenientes de vários locais dos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém, deram logo de início uma prova do seu espírito de militância, pois uma tarde com condições climatéricas desagradáveis e o facto de quase todos terem de passar um tempo considerável em transportes públicos seriam, à partida, factores que dissuadiriam os menos motivados.
O clima foi de visível contentamento, sendo que nalguns notava-se um mal disfarçado nervoso miudinho, natural de tal situação, mas o sentimento geral era de expectativa e emoção, dada a importância de tal reunião para o futuro do PNR e, consequentemente, de Portugal.
A estes que responderam ao apelo esperava-os uma sala acolhedora, onde o calor humano, a boa disposição e a entrega a uma ideia eram bem perceptíveis. Olhando em redor, saltavam à vista aqueles que foram os símbolos de orgulho de centenas de anos de gerações passadas, agora a servirem de inspiração às presentes com a ideia de as transportarem para o futuro.
Pelas 15.30h, hora prevista para o início da apresentação, assistiu-se a um breve filme de 4 minutos realizado pelas “Jeunesses Identitaires” francesas acerca do seu acampamento de Verão em 2014, evento em que o espírito de grupo, a entrega, a formação e a disciplina servem de exemplo para o que queremos almejar num futuro muito próximo para a JNR.
Depois de acesas as luzes, abertas as cortinas e olhando para as expressões dos presentes, era bem visível o sorriso irreverente dos nossos jovens, significando que o pontapé de partida estava dado tanto para o início da reunião como para o sonho de uma Juventude que se quer uma referência a nível nacional e Europeu.
Leandro Souto, um dos coordenadores responsáveis a quem cabe supervisionar, nesta fase de implantação, o desenvolvimento e amadurecimento da nossa juventude, coordenou os trabalhos da mesa, encontrando-se ao seu lado Daniel Figueiredo (coordenador da JNR responsável pelas acções, eventos e mobilização) e Luís Pinto-Coelho (coordenador da JNR responsável pelo trabalho de secretaria, que inclui a gestão dos emails, páginas nas redes sociais, futuro site e organização interna).
Ao lado direito encontrava-se João Pais do Amaral, vice-presidente do PNR e um dos coordenadores deste projecto, que apresentou um powerpoint acerca dos 4 objectivos gerais da JNR: captar jovens, formar futuros quadros, apoiar as acções centrais do partido e criar um espírito de corpo saudável.
João Pais do Amaral explicou ainda as formas possíveis de participação dos jovens na vida política portuguesa e no PNR em particular, apelando à mobilização. Seguidamente, abriu-se um espaço de debate e de questões, bastante esclarecedor e participado.
Definiu-se, ainda, para dia 20 de Dezembro, a primeira reunião de trabalho dos futuros quadros da JNR, que incluirão alguns dos presentes nesta sessão de apresentação que se mostraram disponíveis para tal.
Envolver-se!
Comentários