Nos brasões não se toca!
Em Setembro de 2014, quando a CML decidiu remover os brasões nos canteiros da Praça do Império, o Ergue-te! reagiu energicamente contra esse atentado. Imagine-se que até o ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e socialista, João Soares, qualificou essa medida como um “perfeito disparate”.
A CML, sustentando a decisão numa lógica economicista – argumento selectivo e de oportunismo – afirmou que se gastavam 42 mil euros por ano com os canteiros, verba essa desmentida pela própria Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém. Mas, ainda que fosse? Por acaso não despende a câmara rios de dinheiro, incomparavelmente mais avultados, em obra de interesse no mínimo duvidosa, quando não ideológico? Além de que, à data, juntamente com o argumento económico – que visava rematar a questão – também o desejo expresso de acabar com uma simbologia do Estado Novo e das Províncias Ultramarinas, memória do Império, esteve na base de tão hedionda decisão.
Como nessa altura a polémica estalou, o projecto ficou em banho-maria até hoje, deixando-se os referidos canteiros estrategicamente ao abandono, ao ponto de hoje se assemelharem a uma espécie de esqueleto.
É por demais evidente que a questão económica não passa de desculpa à principal motivação: a sanha de se apagar de forma programada, paulatinamente, a História e Memória da Pátria. Mexer nelas é mexer na sua própria alma! É mexer na nossa identidade, nos nossos feitos, no nosso património histórico-cultural. Isso é crime de traição!
É normal que o dinheiro do erário público financie a manutenção e recuperação do património histórico em geral – e bem! –, daí que também deva ser empregue na manutenção dos brasões dos canteiros do jardim da Praça do Império.
O Ergue-te! denuncia e repudia os ataques cada vez mais ferozes e ostensivos da esquerda, contra o nosso passado histórico, e convoca todos aqueles que sentem indignação perante mais esta traição a que se juntem a nós, no acto simbólico em que iremos restaurar alguns brasões, no dia 13 de Março às 10 horas no jardim da Praça do Império.
Lá vos esperamos! Tragam luvas, calçado e material adequado ao efeito.
Envolver-se!
Comentários