“Jornadas de [In]Formação” foram um sucesso
Realizaram-se ontem, em Lisboa, as primeiras “Jornadas de (In)Formação” do PNR, a repetir anualmente, que se revelaram um sucesso, traduzindo deste modo o amadurecimento e crescimento do PNR.
Com esta iniciativa, deu-se corpo a uma necessidade, há muito sentida, de se proporcionar um espaço privilegiado de formação e informação que fosse, simultaneamente, um pontapé de saída para a activismo de mais um ano.
Ao longo de três módulos temáticos, um da parte da manhã e dois de tarde, os participantes em cada um deles, tiveram oportunidade de receber informação e formação participando activamente com questões e propostas, numa jornada que foi uma excelente ocasião de esclarecimento e reflexão, enriquecedora e motivadora para todos.
Às 11:45 horas o Presidente do PNR, José Pinto-Coelho, deu as boas vindas aos participantes e apresentou os objectivos das Jornadas.
Seguidamente, deu-se início ao primeiro tema, de cariz informativo, “Os objectivos do PNR para 2012”, no qual o Vice-Presidente e responsável pelas Relações Externas do PNR, Pedro Frade, fez uma resenha do que tem sido o relacionamento do PNR com os seus congéneres europeus, focando os objectivos do partido nessa área.
Para terminar este módulo, José Pinto-Coelho fez uma breve análise do percurso do PNR ao longo dos seus 12 anos de vida e apresentou os objectivos para 2012, deu a conhecer, em primeira mão, o novo material de propaganda que em breve estará na posse dos responsáveis de núcleo e falou das acções que já estão previstas, por enquanto, ao longo do ano que agora começou.
Retomaram-se os trabalhos às 15:00 horas, tendo a Secretária-Geral, Alexandra Ginja e o Vogal da CPN, João Pedro Amaral, apresentado o tema do “Nacionalismo-Renovador”, seus objectivos e pressupostos.
O Nacionalismo-Renovador tem que entranhar em cada militante e simpatizante do PNR, para se construir uma unidade em torno de um projecto onde o ADN do Nacionalismo da Portugalidade e da modernidade coexistam em perfeita coerência. Urge sair-se do gueto, através da mudança de mentalidades, e com uma imagem e mensagem que sejam acolhidas pelos portugueses e faça singrar o Nacionalismo, à imagem do que sucede noutros países europeus.
Após um lanche e actividade em torno de uma banca de artigos e material diverso, deu-se início ao último módulo, dedicado à “Militância e Activismo” que contou com as intervenções do Responsável de Núcleos do PNR para a zona Centro e Norte, Vítor Ramalho, e com os responsáveis pelos núcleos de Loures e Porto, respectivamente, Rui Amiguinho e Jorge Ribeiro.
Cada um dos módulos foi seguido de um espaço de intervenção e debate por parte dos assistentes.
O balanço final foi muito positivo e foi alcançado o objectivo de envolver e motivar mais os presentes, consolidando a sua adesão ao PNR e aos Nacionalismo-Renovador.
Em Janeiro de 2013 terão lugar as segundas “Jornadas de (In)Formação” que, com base nesta experiência, se esperam mais fecundas e participadas.
Envolver-se!
Comentários