RTP | Vamos boicotar a pouca vergonha
Em virtude das recentes notícias de que José Sócrates vai integrar uma comissão internacional de observadores das eleições Presidenciais na Venezuela, que decorrem neste Domingo, dia 14, a nossa acção de protesto na RTP perde obviamente eficácia.
Não obstante o facto de estarmos habituados aos malabarismos de Sócrates, estamos em crer que este novo “comentador” não chega ao ponto de conseguir estar em simultâneo em Caracas e nos estúdios da RTP em Lisboa.
Assim, por esta razão de peso, alheia à nossa vontade e programação, teremos que adiar a acção para dia 21, contando com a vossa presença nessa data.
A RTP é um serviço público pago com os nossos impostos e, como tal, deveria garantir voz a todos os partidos políticos e permitir aos portugueses conhecer a sua existência e propostas.
O PNR, vítima de boicote sistemático por parte da comunicação social dita de referência, não pode deixar de demonstrar a sua legítima indignação e revolta pelo silenciamento de que é vítima.
Como tal, não podemos aceitar que, para além do escândalo do boicote que faz ao nosso partido, a RTP tenha ainda o desplante de conceder tempo de antena semanal ao Sr. José Sócrates (um dos maiores responsáveis pelo saque ao erário público e pelo desastre nacional) numa tentativa de branqueamento da sua (des)governação.
A RTP, como serviço público, é ainda mais culpada que as demais televisões e imprensa escrita pela discriminação feita ao PNR, discriminação essa que é acompanhada pela promoção dos mesmos de sempre, como se deles viessem as soluções para o País.
É igualmente inaceitável que o Presidente da RTP, Alberto da Ponte, justifique os “comentários de Sócrates” com a vantagem das audiências, já que estas, compreendidas na lógica da concorrência, não têm que ser preocupação de um serviço público. Por outro lado, fala em serviço público destes mesmos comentários… Então esse serviço passa pelo branqueamento sem contraditório, pelo sectarismo e pela discriminação?
Esquece, o Presidente da RTP que, entre os objectivos desta empresa pública, constam:
• Combater a uniformização da oferta televisiva, através de programação efectivamente diversificada, alternativa, criativa e não determinada por objectivos comerciais.
• Proporcionar uma informação isenta, rigorosa, plural e contextualizada, que garanta a cobertura noticiosa dos principais acontecimentos nacionais e internacionais.
• Assegurar a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião, designadamente de natureza política, religiosa e cultural.
Mas nós vamos lembrá-lo disso mesmo. No uso do nosso direito à indignação, vamos boicotar a entrada de José Sócrates no seu tempo de antena!
Cabe-nos denunciar a hipocrisia e a falta de isenção da RTP ao silenciar uns e dar toda a cobertura a outros. Nada temos contra a liberdade de expressão de quem quer que seja, mas não podemos ficar calados quando nós somos silenciados e outras tendências políticas gozam da mais descarada promoção no canal público de televisão.
No Domingo, dia 14 de Abril, vamos concentrar-nos junto à entrada da RTP (Rua Conselheiro Emídio Navarro), às 19:00 horas e protestar.
Venha com o PNR! Contra a discriminação dos nacionalistas e contra a promoção dos culpados pelo descalabro nacional.
Envolver-se!
Comentários