As golas da besta
Um novo escândalo rebentou à volta do desgoverno da geringonça e tem sido objecto de desenvolvimento constante, à medida que se descobrem mais pessoas envolvidas na negociata.
Alguém se lembrou de comprar uns kits de protecção contra incêndios, numa manobra para lançar poeira para os olhos do povo e tentar mostrar que existia um programa devidamente estudado para fazer face à catástrofe que têm sido os incêndios no nosso país. A farsa caiu por terra, dado que o plano da prevenção contra incêndios falhou em toda a ordem nos últimos dias, terminando com as habituais acusações entre autarcas e governo, sabendo nós que a culpa é de todos eles e que face à impotência demonstrada e à inépcia ao lidar contra o flagelo dos incêndios, tentam sacudir a água do capote.
Mas para demonstrar que lidamos com gente manifestamente incapaz, ou manifestamente capaz de tudo, e que as pequenas mentiras fazem um grande mentiroso, assistiu-se a mais um episódio da novela “incêndios”: as golas de protecção contra incêndios que nada protegem – antes pelo contrário! – e que já deram lugar a um chorrilho de mentiras de acusações mútuas. Cheira logo a esturro a forma como o concurso foi feito, onde não foi convidada nenhuma empresa da especialidade, mas apenas as dos boy com nula ligação à área do combate a incêndios, mas forte ligação à área socialista. É triste confirmar-se, uma e outra vez, que quase toda a gente que hoje detém poder no nosso país o faz unicamente movido por interesses pessoais e não pelos interesses colectivos.
Dinheiro mal gasto, pagamentos acima do valor do mercado, material que não protege – antes pelo contrário, potencia o fogo. Por muito que tentem apagar este fogo, desde o ministro que todos os dias mostra a sua incompetência, e seus secretários, passando pela ANPC e a terminando em que encheu os bolsos com a negociata, todos são culpados! Por mais comissões de investigação que agora mandem fazer sabemos que a culpa vai morrer solteira e que o crime, como sempre, compensou para estes governantes sem escrúpulos.
Existe uma verdadeira indústria do fogo instalada neste país, interesses obscuros estão a queimar as nossas florestas, os nossos campos, as nossas casas, os nossos animais e a ceifar vidas humanas. É preciso travar a besta!
Envolver-se!
Comentários